domingo, 1 de outubro de 2017

10 Principais Tipos de Algas Marinhas Comestíveis


Assim como em terra firme o mar também tem sua vegetação, o nome que a caracteriza é alga ou planta marinha. Depois de inúmeros estudos foi descoberto que as algas marinhas não apenas produzem oxigénio, mas também possuem inúmeros usos para melhorar a saúde da pele, cabelos, ossos e músculos, acelera os processos metabólicos do corpo e facilita o emagrecimento.

Suas propriedades são tão incríveis que superam a quantidade de nutrientes presentes nos vegetais da terra. Também existem as algas comestíveis, ou seja, espécies de algas que podem ser usadas na alimentação. Elas são marinhas provenientes do oceano Atlântico e mares do Oriente e são divididas em 3 grupos: algas vermelhas, algas castanhas e algas verdes.

Normalmente elas são consumidas cruas ou cozidas e seu sabor é diferente, porém agradável. Além disso, elas podem complementar outros alimentos ou servir como prato principal.

As algas fazem parte da alimentação nas regiões próximas ao mar, mas ela se destaca principalmente na culinária dos países asiáticos como Japão (uso no sushi, por exemplo), Coreia e China.

Ficou curioso então veja abaixo os principais tipos de algas marinhas comestíveis.

1) Nori

Algas marinhas - nori

Algas marinhas - nori

Nori faz parte do grupo das algas vermelhas e tem como aspecto a coloração meio arroxeada, mas quando desidratada adquiri uma cor verde. No mercado ela é comercializada na forma de folhas bem finas e secas. Entre seus benefícios estão à grande quantidade de vitamina A e o fato de ter mais proteína que algumas carnes além de vários minerais. Um fato interessante é que ela pode ser cultivada, diferente das outras algas marinhas.

Na alimentação ela é usada para enrolar o famoso sushi e temaki, também pode virar geleia, ser polvilhada sobre o arroz, entre outros usos.

2) Ágar-ágar

Resultado de imagem para agar agar alga

Seu nome traduzido significa seu principal uso – gelatina. Ela faz parte de 8 tipos de algas vermelhas, possui baixa quantidade de calorias e é rica em vitaminas e minerais, pode diminuir a fraqueza corporal e ajudar a eliminar toxinas. No Brasil, é facilmente encontrada no nordeste, e são usadas para fazer gelatinas de frutas e vegetais.

Também podem ser utilizadas em maioneses, molhos, xaropes, pudins e geralmente é vendida na forma de pó e em pedaços.

3) Kombu

Resultado de imagem para kombu alga

Sendo bastante usada em todo mundo, Kombu é uma alga parda que pode chegar á uma altura de 2,5m. Normalmente é vendida em tiras, pedaços de folhas ou pó. Possui uma grande quantidade de fósforo, magnésio, cálcio, iodo além do ácido algínico.

Para a culinária pode ser combinada com arroz, massas e em pães.

4) Arame

Resultado de imagem para arame alga

Arame é uma alga bastante consumida no oriente, seu formato em arame faz jus ao nome. Um fator diferencial é o seu sabor mais doce e suave.

5) Hiziki ou Hijiki

Resultado de imagem para hijiki alga

Algas marinhas - hijiki

Hiziki é uma alga azul escura, com o formato de espaguete e sabor intenso. Seu principal destaque é a grande quantidade de cálcio – 14 vezes superior ao leite- além de ferro e proteínas.

Na alimentação ela é usada como complemento, podendo acompanhar cereais, saladas ou até salpicada em um prato. Para muitas pessoas essa é a alga mais difícil de digerir.

6) Dulse

Imagem relacionada

Suas características são a coloração vermelho escuro com tamanho até no máximo 50 cm, ainda seu maior atrativo são as grandes quantidades de minerais como ferro, potássio e vitamina C.

Seu cozimento é rápido, mas também pode ser consumida crua, seus principais usos são em saladas, sopas, molhos ou até em fritura.

7) Spirulina

Imagem relacionada

Spirulina é caracterizada pela cor azul esverdeada e é facilmente encontrada na forma de pó, pílula e comprimido. Para a saúde ela é uma grande fonte de antioxidante capaz de combater doenças como câncer, vitamina E e selênio.

Na culinária, ela serve para finalizar o prato, você pode polvilhar sobre o arroz ou sopas e também pode misturá-la com o sumo de laranja.

8) Musgo da Irlanda

Imagem relacionada

O musgo da Irlanda faz parte do grupo de algas vermelhas e tem um sabor suave quase neutro. Na alimentação ela é uma fonte rica de vitamina A, ácidos gordos e proteínas.

Na culinária, ela pode ser usada em saladas, purês e sopas.

9) Ulva ou alface-do- mar

Resultado de imagem para Ulva ou alface-do- mar

Alface-do- mar é extremamente rica em proteínas, vitaminas, fibras e ferro. Pode ser consumida tanto crua como cozida.

Na alimentação, é comum usá-la em salada e sopa. Para quem se interessou por esse superalimento, ela pode ser encontrada na forma desidratada em casas especializadas em produtos naturais ou orientais com um ótimo preço.

10) Wakamé

Resultado de imagem para Wakamé alga

algas marinhas - wakame

Sua coloração é num tom verde meio acastanhado com um sabor bem suave. Wakamé é super indicada para quem quer experimentar alga pela primeira vez por não ter sabor e textura tão característicos como as outras.

Suas principais propriedades são o alto teor de cálcio, minerais, proteínas e vitaminas A, B1 e B2.

Seu uso na alimentação é bem variado e inclui sopas como a miso japonesa, molhos, pizzas, saladas, bolachas e massas.

Veja também este programa que fala sobre os tipos e os benefícios das algas marinhas (36:38):




Fontes:



Vínculo: 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...