domingo, 5 de julho de 2015

Chás e alimentos indicados para cólicas menstruais

O capim santo tem efeito antiespasmódico, por isso é indicado, pois alivia os espasmos e as contrações. Faça a infusão utilizando algumas folhas, coloque-as num recipiente e adicione água quente, abafe por cinco ou dez minutos e tome a bebida sempre morna três vezes ao dia. Outro chá recomendado no combate as cólicas é o chá de gengibre, devido a sua ação anti-inflamatória, rale duas colheres de sopa de gengibre e leve ao fogo em um litro de água, deixe ferver por cinco minutos e desligue, este chá deve ser tomado quente três vezes ao dia.
 
Outra receita simples de chá é a base de orégãos, acrescente duas colheres de chá de orégãos a uma xícara de água quente, abafe por cinco minutos e tome três vezes ao dia. Segundo alguns especialistas para não comprometer as propriedades terapêuticas tão convenientes não adoçar os chás com açúcar, não utilizar panelas de alumínio e não ferver a água em microondas, pois pode comprometer e influenciar as propriedades das plantas. Outros chás com propriedades calmantes como hortelã e erva cidreira também podem contribuir, visto que trazem bem estar geral as pessoas.
 
Xícara branca de chá

Atitudes que ajudam a aliviar as cólicas

Durante as cólicas algumas atitudes simples, aliadas ao uso dos chás também podem amenizar a dor de forma mais rápida. Se for possível deite-se de barriga para baixo, comprimindo a barriga sobre um travesseiro, o simples fato de deitar já ajuda a amenizar a dor. Usar uma bolsa de água quente na região lombar e no abdômen, pois o calor estimula a irrigação, relaxando a musculatura, diminuindo as contrações uterinas.
 
Consumir alimentos com poder anti-inflamatório naturais, que são verdadeiros relaxantes musculares, como vegetais de cor escura, feijão de soja, banana, beterraba, aveia, tofu, abobrinha e couve, salmão, castanha do Pará e atum. Porém é importante ressaltar que estes alimentos devem ser incluídos em sua dieta durante todo o mês, somente assim evitarão as cólicas, consumi-los somente na hora da cólica não trará alívio algum. Evite café, chá preto e refrigerante que favorece uma maior produção de hormonas femininas. O sal e o açúcar também devem ser evitados e as refeições devem ser leves e mornas. As sopas leves são indicadas.
 
Embora muitos considerem a dor ou cólica durante a menstruação normal, a dor excessiva não é, por isso é sempre conveniente procurar um médico para possíveis avaliações, pois existe a dismenorreia primária e secundária. A primária acomete mulheres saudáveis e não tem relação nenhuma a doenças ligadas ao útero.
 
Comendo alimentos saudáveis
 
Já a secundária está relacionada a doenças e anormalidades e requer identificação do problema para que seja realizado um tratamento medicamentoso para aliviara a dor. Por isso não inicie tratamentos e nunca tome medicamentos sem conhecimento médico. Ao contrário do que se pensa a cólica menstrual tem tratamento e dicas simples como estas acima citadas podem melhorar muito a vida das mulheres nestes dias terríveis.
 
 
Assim como os banhos mornos algumas posturas de yoga têm uma boa indicação para aliviar estes sintomas.
 
A postura do gato e a da cobra são as mais populares. Veja aqui como fazer.
 
 
A Yoni Mudra


Equilibra o sistema reprodutor feminino.
Entrelace os dedos para dentro e estique os indicadores para frente e os polegares para trás. Mãos a 4 dedos abaixo do umbigo.
 
Talvez se apliquem outros mudras porque as desordens
gastro intestinais também são comuns nestas alturas do mês.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...