domingo, 5 de abril de 2015

Vitamina B12: fontes alimentares naturais e vegetais

                                     Arroz integral
 
Vitamina B12 (Cobalamina, cianocobalamina, hidroxocobalamina - fontes naturais alimentares)

A deficiência de vitamina B12 é um problema que ronda os
vegetarianos ou vegan (não comem carne nem nenhum outro produto de origem animal, como ovos leites e seus derivados).

Dessa forma, pessoas que não consomem esses produtos devem incluir em sua alimentação vegetais que contenham vitamina B12.

Vitamina B12 - fontes naturais em vegetais

- Farelo de arroz,
-
Arroz integral,
-
broto de feijão
,
- cevada,
- couve,
- dente-de-leão,
- girassol,
- grãos (como soja),
- levedura de cerveja,
-
melancia,
- nozes,
- pinha,
- algas,
- sementes,
- trigo

(fonte: American Holistic College of Nutrition)

Os vegetarianos estritos (veganos) e principalmente os que desejarem se tornar vegetarianos devem consultar um médico nutricionista para saber se será necessário o uso de uma suplementação vitamínica de vitamina B12, pois os vegetais contêm baixíssimas concentrações de vitamina B12, já que sua deficiência provoca vários males, como problemas neurológicos graves e
má-formação fetal.

Quantidade de vitamina B12 que precisamos de ingerir por dia?

Precisamos absorver (pelo intestino e para o sangue) 1 mcg de B12 por dia. No entanto, a absorção da vitamina B12 é de apenas de 50% da quantidade total ingerida. Assim, a ingestão deve ser dobrada.

As doses recomendadas de vitamina B12 podem variar de acordo com pesquisas, mas em média é:

                                     Vitamina B12, fontes naturais alimentares

Vitamina B12, para que serve?


De maneira geral - e para um fácil entendimento - a vitamina B12 serve para a manutenção do sistema nervoso, a formação do sangue e o funcionamento adequado do ácido fólico também chamado de vitamina B9.

Vitamina B12 - também é importante saber sobre ela:

  • A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel pertencente às vitaminas do complexo B.
  • A vitamina B12 é produzida no intestino dos ruminantes (dentre eles o boi) e é absorvida pelo intestino destes animais e é armazenada em seus órgãos, por isso a carne contém grande quantidade de vitamina B12
  • A vitamina B12 é termoestável (ou termorresistente), portanto, resiste à temperatura elevada do cozimento
  • Vários alimentos já são fortificados com a vitamina B12.

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