quinta-feira, 26 de junho de 2014

Quinoa

 
 
A Quinoa é uma planta nativa da Bolívia, Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão considerado muito importante à alimentação e à vida do homem andino. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem.
 
Organicamente a quinoa não pertence à família das gramíneas como os outros cereais, porém, inclui-se neste tipo de alimentos pelo seu alto valor em hidratos de carbono, embora a quinoa tenha um perfil nutricional mais completo e equilibrado do que os cereais. Destaca-se o seu elevado teor em proteínas e a excelente qualidade das mesmas, visto serem completas ao conter todos os aminoácidos essenciais, entre os quais, em grandes quantidades de metionina e lisina, sendo esta escassa nos cereais, que reforça o sistema imunológico, a capacidade de aprendizagem e a memória. 
 
Sua proteína de alto valor biológico faz com que a quinoa seja um bom substituto da proteína animal e um alimento fundamental para equilibrar a dieta vegetariana. Outro aspeto valioso na proteína da quinoa é a ausência de glúten, o qual faz com que o seu consumo seja apropriado para celíacos e pessoas com intolerância a esta substância. A quinoa é uma boa fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina no cérebro responsável pelo humor e bem-estar.
 
A quinoa também tem um carácter lipídico tanto a nível quantitativo quanto qualificativo. A prevalência dos ácidos graxos polinsaturados e monoinsaturados em relação aos saturados ajuda a preservar a saúde cardiovascular. A elevada concentração de ácido linoleico permite ao organismo a biossíntese de outros ácidos graxos essenciais úteis na prevenção da hipercolesterolemia e da esclerose.
 
Os seus hidratos de carbono de baixo índice glicémico e a elevada presença de fibra fazem da quinoa um alimento ideal em dietas de emagrecimento e diabetes. A quinoa é uma ótima fonte de minerais e oleaginosas entre os quais se destaca o cálcio, presente em maiores quantidades do que no leite de vaca. Contém também quantidades importantes de magnésio, ferro, fósforo e manganésio. Entre as vitaminais contam-se: a E, B1, B2. B3 e cálcio fólico.
 
A grande concentração de flavonoides na quinoa de quercetina e kaempferol, confere propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e anticancerígenas. 
 
Antes de cozinhar a quinoa recomenda-se passar por água para eliminar restos de saponinas, uns alcaloides que lhe confere um sabor ligeiramente amargo e que pode alterar a permeabilidade da mucosa intestinal. Uma vez lavada põe-se numa panela, com uma medida de grãos por dois de água e deve ferver uns 15 minutos. É indicada para casos de debilidade digestiva, sobretudo para acidez do estômago, inchaços e gases. Também misturar quinoa com outros cereais, como por exemplo arroz tem um efeito energético, reconstituinte e tonificante no sistema digestivo. Ela traz benefícios para os músculos e para a saúde cardiovascular, reduz o colesterol, regula a hipertensão e fortalece os ossos.  
 
 
 
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