segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Receitas de Banhos, Perfumes, Óleos e Poções

 

Em todas as tradições místico-esotéricas, os banhos são indicados como poderosos auxiliares nos processos de cura e equilíbrio de energia do nosso corpo. Ajudam a relaxar e são verdadeiros calmantes. A água é fundamental em nossa vida, combinada com as plantas e ervas medicinais de forma correta torna-se um perfeito tratamento terapêutico para a nossa saúde.

Termas romanas

A tribo dos Caldeus que vivia no litoral do Golfo Pérsico e se tornou parte do Império da Babilónia já utilizava esse método em seus antigos banhos públicos, os Caldeus foram os precursores das famosas Termas (em Latim: Thermae).

Para os romanos os banhos públicos tinham diversas finalidades, entre elas, a higiene corporal e principalmente a terapia pela água com as suas propriedades medicinais.

Termas de Diocleciano

As Termas dedicadas ao imperador Diocleciano, em 306, foram as maiores termas imperiais e mantiveram-se funcionando até o século VI, elas eram orientadas a sudeste, para permitir que a energia solar aquecesse o caldarium (banhos de água quente) sem impedir o frigidarium (banhos de água fria).

Ofurô

Os Japoneses também têm a sua tradição em relação à água com os seus banhos de "Ofurô" - um tipo de banheira criada no Japão caracterizada pelo seu formato profundo e curto, permitindo ao seu usuário tomar banho com o corpo em posição fetal - o suficiente para que a água cubra os ombros de uma pessoa sentada e o seu objetivo não é lavar o corpo, os banhos de imersão no ofurô constituem autênticos rituais.

Desde às épocas mais remota os banhos são considerados veículos de purificação do corpo e da mente. Segundo o Terapeuta Antroposófico Márcio Passos, nos banhos de imersão as ervas e as flores agem sutilmente, através da água, purificando e harmonizando, trabalham as energias negativas como cansaço, stress, irritação, etc...

O banho equilibra a aura, relaxa, acalma e também energiza, uma nova energia trazida pelas sustância naturais puras, pelos cristais, os óleos essenciais...Há uma renovação, um sentir-se mais leve, um grande bem estar, mas lembre-se que para os banhos de imersão necessitamos de plantas puras, naturais, pois elas entram em contato direto com a pele.

As plantas tem substâncias fitoterápicas que durante o banho entram pelos poros e atuam no organismo. Além disso, as emanações energéticas das plantas medicinais e aromáticas atuam no campo áurico, trazendo um grande benefício durante os banhos de imersão. Com ervas e flores colhidas na hora a energia vital das plantas está toda presente.
               

Tome nota:

Banhos de imersão: A água deve estar morna e o banho deve durar uns 25 minutos. O banho pode ser repetido três vezes por semana durante um mês. Após este período mudar a erva utilizada. Procure usar nos banhos óleos aromáticos.

Essências perfumadas e óleos essenciais obtidos de flores, folhas e cascas têm propriedades terapêuticas que relaxam e afastam energias negativas. Os aromas também proporcionam bem-estar, despertando lembranças, sensações agradáveis e relaxantes...então o que você está esperando? Experimente e descubra o poder das ervas.

Aqui encontram-se algumas dicas para que você reponha as suas energias, relaxe e harmonize-se consigo mesmo...

O banho feito com lírios brancos e rosas brancas, por exemplo, acalma e restaura a paz espiritual.

Usando a Camomila - é excelente, contém azulina que é um ótimo calmante para a pele. Os resultados desse banho você nota imediatamente, pois ele dá profunda sensação de repouso e faz uma limpeza completa em sua pele. Para aproveitá-lo ainda mais, umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos; eles ficarão claros e brilhantes.

Cavalinha/Alecrim - Usado para proteger a pele de insetos.

Sabugueiro - no banho é um poderoso calmante e muito recomendado para a insônia. Possui qualidades clareadores para a pele. Usar em infusão bem concentrada.

Confrei - utilizada para uso medicinal torna-se essencial para o banho, tem o poder de soldar ossos fraturados, indicada também nos casos inflamatórios, inchaços e queimaduras.

Calêndula - além de calmante, é utilizada no banho para tratamento de varizes e veias dilatadas.

Amora - em infusão no banho, dá novo brilho e viço na pele.

Hortelã - Perfeita para tonificar os músculos e renovar as energias. Além disso, a hortelã contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.

Orégão - Você conhece mais como tempero, mas ele também é ótimo para banhos. Indicado para aliviar dores musculares e reumáticas.

Alfazema - O banho de alfazema tem uma grande vantagem, pois você já sai dele suavemente perfumada. Para hidratar o corpo, pingue na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa doce.

Sálvia - Erva de efeito anti-inflamatório , que ajuda a combater cravos e espinhas. O banho de sálvia é recomendado especialmente para quem tem pele oleosa.

Flor de Laranjeira - O banho com esta erva dá uma gostosa sensação de frescor e descanso. A flor de laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.

Melissa - Também conhecida como erva-cidreira, proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de dormir, garante um sono tranquilo. Alivia o cansaço e a tensão do dia.

Banhos com Mel - ajudam adoçar o temperamento e com camomila propiciam bons sonhos.

Banho de Harmonização

Leve ao fogo uma panela com 1 litro de água e assim que começar a ferver, adicione as pétalas de 7 rosas brancas e 1 punhado de açúcar. Mexa bem a mistura com uma colher de pau, retire do fogo e acrescente 7 gotas de essência de lavanda e deixe esfriar até o líquido ficar morno.

Tome seu banho habitual e, antes de encerrá-lo, despeje lentamente do pescoço para baixo a poção recém-preparada e, ao mesmo tempo, vá mentalizando que todas as energias negativas estão sendo eliminadas, levadas para fora de seu corpo e de sua aura.

Vista roupas claras e acenda uma vela branca num lugar alto e mantenha ao lado um copo de água com açúcar. As pétalas que sobraram do banho devem ser deixadas num jardim florido no dia seguinte ao banho.


Banho para Energias Positivas

Quando sentir que colocaram olho gordo em você, faça este banho para se livrar das energias negativas. Primeiro, junte as ervas arruda, catinga-de-mulata, guiné e alecrim e acrescente um pouco de sal grosso.

Ferva tudo ligeiramente, coe e coloque num balde com 3 litros de água. Banhe-se do pescoço aos pés, mas antes tome um banho normal.

Banho de Relaxamento

Durante uma segunda-feira de Lua Minguante, junte as seguintes ervas: sabugueiro, kitoco, rabo-de-tatu, piteira imperial, zanga, angélica, alumã e brio-de-estudante. Coloque todas em 3 litros de água já fervida. Deixe um pouco de molho, retire do fogo e depois coe.

Quando a água estiver morna, despeje o preparado do pescoço parta baixo. Aproveite para preenche a cabeça com pensamentos positivos e relaxar todos os músculos tensos.

Tente esquecer os problemas e sentir corpo e a cabeça leves, como se você estivesse flutuando. Ao sair do banho. não se enxugue com uma toalha. Espere o corpo secar naturalmente. Antes de sair para a rua, faça uma oração invocando seu anjo da guarda, para que ele acompanhe e auxilie você em todos os momentos.

Banho Espiritual

Em uma jarra de vidro limpa misture: 1 xícara de água do mar ou de água morna mineral,1 colher de sopa de sal grosso, 1 xícara de vinagre de maçã.

Coloque essa mistura na banheira com água pela metade e banhe-se por 5 Minutos com um mínimo de três imersões completas. Reze para a libertação de qualquer energia negativa a seu redor ou para se libertar de qualquer influência negativa ou preocupação que possa sentir.

Banho da Prosperidade

Misture: 1 xícara de chá de canela moída em, 4 xícaras de chá de salsa.

Divida a mistura em 5 partes iguais. Tome 5 banhos nos 5 primeiros dias da semana. Se tiver banheira, fique em imersão na água por 8 min., pedindo melhora financeira. Mas não exija nada, confie na sabedoria e generosidade do universo. Durante o banho, afunde 5 vezes. Enxugue-se normalmente e boa sorte.
                 

Água do Banho do Amor

Misture dentro de um pires feito de barro: Água da fonte descansada sob a primeira fase da Lua crescente e da Lua cheia. Uma porção de alfazema, alecrim e rosas vermelhas.

Use sempre depois do banho ou durante, se possível junto com a pessoa amada, é uma água muito poderosa e pode usar numa poção, receita ou no que sua intuição lhe desejar!

Água Após o Banho

Misture: 2 colheres sálvia trituradas, 1 copo de álcool de cereais, Deixe ficar por um mês e depois passe por uma peneira. Junte 5 gotas de alfazema. Use sempre após o banho.

Colônia de Alecrim

Misture em 1\2 litro de álcool de cereais: 2 gotas de essência de alecrim, 2 gotas de bergamota, 2 de cidra, 2 gotas de essência flor de laranjeira. Deixe ficar pelo menos por 7 dias consecutivos, e coloque em um vidro. Use-o em momentos de bem estar, como em uma festa por exemplo.

As ervas geralmente são encontradas em farmácias ou em casas de produtos naturais.
                                              
Óleo Protetor

Este óleo poderá ser utilizado também em benzimentos e trabalhos para cortar o mal, sendo preparado em Lua Minguante

Lua: Minguante( para cortar), Nova ( para proteger)

Hora: Saturno

Dia da Semana: Quarta-Feira

Ingredientes:

100 ml de azeite de oliva

20 ml de Essência de alfazema

1 pitada de pó de anil

1 pedaço de casca de alho

1 pedaço de canela em pau

7 folhas de arruda secas

7 folhas de levante secas

7 folhas de manjericão secas

7 florzinhas de cravo da índia (representando os chakras)

1 lasquinha de turmalina negra

Modo de Preparo:

OBS: Tenha sempre um óleo para cortar o mal ( preparado na Lua Minguante) e outro para proteção ( preparado na Lua Nova).

1- Coloque todos os ingredientes num vidro escuro tampado e lacrado com parafina de vela branca

2- Coloque este vidro dentro de um saco de papel onde você colocou 7 punhados de sal grosso. Amarre bem.

3- Deixe macerar durante sete dias, agitando todos os dias sem tirar o saco.

4- No oitavo dia, tire do saco.

5- O dia da semana favorável para abertura, ou para usar pela primeira vez é Quarta Feira.

Poção básica do Amor

Encha um pequeno caldeirão ou pote com uma mão de folhas de alecrim,13 sementes de erva-doce,2 trevos,3 folhas de gerânio-rosa, uma colher sopa de mel e um pouco de vinho tinto. Leve o caldeirão ao fogo e deixe a poção ferver. Coe e adicione um pouco da poção a um copo de vinho ou suco de fruta e sirva-a ao homem ou mulher por quem deseja ser amado.

Fazendo perfumes Mágicos

Desde tempos imemoriais, povos de várias culturas banham seus corpos com ervas, flores, madeiras, folhas e sementes que a Natureza lhes doou num gesto de amor incomensurável.

Ambas as Naturezas - a humana e a vegetal - criaram um pacto de amor e amizade em que um deveria cuidar do outro, sem permitir lhe faltar subsistência e carinho. O homem descobriu então que, em suas debilidades, poderia buscar apoio e regeneração nos irmãos vegetais. Muito embora a recíproca não seja assim tão verdadeira. Numa atitude passiva de entrega, as plantas se permitem macerar para extrair delas mesmas as próprias almas, as próprias essências, a cura e a regeneração. O resultado de tanta entrega e amor da Natureza, a perfumaria metafísica e a Fitoterapia conhecem há milênios. Num resgate valioso, nós trazemos neste capítulo os principais aromas e suas relações planetárias para uso terapêutico e ritual, constituindo um passeio pelo mundo misterioso das almas das plantas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...