quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Erva de São Roberto

Erva-de-são-roberto

Uma planta anticancerígena, antioxidante e digestiva

Também conhecida por bico de grou ou cegonha (devido aos seus frutos em forma de bico) ou gerânio, a erva-de-são-roberto encontra-se em terrenos húmidos e zonas sombrias um pouco por todo o país.

Estudos científicos já testaram os benefícios desta planta. Um dos seus constituintes, o citronelol, apresentou ação anticancerígena e anti-inflamatória.

Juntamente com outras plantas medicinais (ganoderma, codonopsis e angelica chinesa), a erva-de-são-roberto conseguiu diminuir a leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos) em 105 pacientes oncológicos a fazerem quimio ou radioterapia, de acordo com dados divulgados pela Phytotherapy Research, em 2009.

Princípios ativos

A erva-de-são-roberto contém um óleo essencial (geraniol, citronelol, linalol, terpineol) com ação antisséptica, antiviral, anticancerígena e reguladora hormonal. Contém também taninos com ação regeneradora, adstringente e hemostática e flavonoides (rutina, derivados da quercetina e campferol) com ação antioxidante e estimulante do sistema imunitário. Os seus constituintes amargos (geraniína) têm propriedades digestivas. Esta erva inclui ainda ácidos fenólicos com ação anti-inflamatória.

Principais propriedades

É recomendada em casos de problemas gastrointestinais, nomeadamente úlceras de estômago, azia, digestões difíceis e/ou diarreias. Pode ser utilizada também como um estimulante do sistema imunitário. É ainda coadjuvante em oncologia, principalmente no cancro do tubo digestivo.
 
Outras propriedades
É benéfica na gota e hipertensão, devido à sua ação diurética, nas inflamações do aparelho urinário, em uso tópico nas afeções osteoarticulares e como cicatrizante.

É ainda indicada em gargarejos, para gengivites e inflamações orofaríngeas. Esta erva pode também ser utilizada em chá.

No caso dos taninos irritarem a mucosa gástrica, adicione à tisana plantas mucilaginosas, como a alteia ou as malvas.

Chá de erva-de-são-roberto

Junte uma colher de sopa de talos, folhas e flores a uma chávena de água a ferver. Beba duas a quatro vezes ao dia.

Remédio caseiro

Para tratamento de feridas, faça um cataplasma, triturando a planta fresca até formar uma pasta e aplique sobre as feridas ou zonas dolorosas.

Fonte:
http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/erva-de-sao-roberto.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...