segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cerefólio

CEREFÓLIO - Anthriscus cerefolium – Umbelíferas
 
                                        
 
Apresentam a haste reta, os ramos são numerosos e possuem folhas recortadas, pubesceste e flores brancas de 5 pétalas.

DEPURATIVO - DIURÉTICO: - Ferver por 1 minuto em 1 litro de água, 25 gr de folhas de Cerefólio, 25 gr de folhas de Beterraba, 50 gr de folhas de Alface. Filtrar a poção e beber pela manhã em jejum.

OLHOS CANSADOS: - Ferver as folhas de Cerefólio, filtrar e usar o líquido para compressas.
 

                        
 
As sementes de Cerefólio, da espécie Anthriscus cerefolium, são uma erva aromática, condimentar e medicinal, de folhas e flores comestíveis.

Originária da Região Mediterrânea, o cerefólio é conhecido desde a antiguidade pelas suas qualidades condimentares e medicinais. Popularmente utilizado na culinária europeia, sendo fundamental na cozinha francesa. Utiliza-se as folhas novas e frescas da planta, da mesma forma que a salsa. Seu sabor é fresco, lembrando a mirra, anis e salsa. É colocada no final do cozimento ou na hora de servir em peixes, aves, molhos, assados, omeletes e cozidos de vegetais, servindo também para aromatizar manteiga, azeite e vinagre.

As sementes são usadas no Norte da África como especiaria nos mesmos pratos que os coentros.

Planta herbácea anual com 30 a 40cm de altura utilizável (sem florescer). Ramos numerosos com folhas recortadas e flores brancas. Na ocasião da colheita, deve-se cortar a 5cm do solo, frequentemente, evitando o florescimento ou crescimento excessivo da planta. O replantio deve ser frequente, pois são as folhas novas da planta as mais saborosas, delicadas e macias.

Medicinal: Deve ser consumido cru ou em infusão (chás), para estimular a digestão e aliviar problemas circulatórios e hepáticos. Combate o reumatismo e a baixa pressão arterial. É diurético.

Deve-se cultivá-la sob meia-sombra ou luz filtrada, sendo protegida do sol forte do meio-dia. O solo deve ser fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantada em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Deve ser protegida do frio e do calor excessivo. Do plantio à colheita levam-se 60 dias no verão ou 90 dias no inverno.





Informações adicionais



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...