segunda-feira, 3 de junho de 2013

Segurelha ou Satureja


 
 
A Segurelha (Satureja hortensis L.) também designada pelos nomes comuns de Segurelha-anual e Segurelha-das-hortas, entre outros (em inglês: Summer savory ) é uma planta que se distribui pelo Sul e Leste da Europa e Ásia Ocidental (Turquia). É uma planta utilizada como aromatizante culinário, sendo mesmo cultivada para tal fim. Em Portugal pode ser encontrada em estado silvestre.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Lamiales; Família: Lamiaceae; Género: Satureja; Espécie: Satureja hortensis.
 
 
 
 
 
Indicações Medicinais:
 
Como planta medicinal, a Segurelha funciona como agente antisséptico, digestivo e expectorante. Pode ser utilizada nos casos de cólica, bronquite, diarreia e amigdalite. Um dos usos mais comuns da segurelha é no tratamento de problemas de gases(flatulência). Também é utilizada para aliviar picadas de vespas e abelhas, triturando-se um ramo e esfregando-o no local afetado. As folhas são utilizadas como condimento desde a Antiguidade, para grelhados, molhos e legumes.
 
A erva é também usada como antisséptico, adstringente, contendo um elevado teor de carvacrol. É empregada para suprir a falta de suco gástrico, contra parasitas intestinais, gota, reumatismo, doenças dos brônquios e outras. É também um bom desinfetante bucal. Externamente é usada em banhos, contra afeções cutâneas.
 
Fonte: wikipédia
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...