domingo, 2 de junho de 2013

Osteoporose


É causada pela perda do mineral cálcio, presente nos ossos e esta deficiência implica um enfraquecimento destes. É mais comum nas mulheres que nos homens.
 
As dietas e hábitos modernos favorecem o aparecimento desta doença por as primeiras não incluírem os 1500 mg. de cálcio diários e por os segundos favorecerem um tipo de vida muito sedentária.
 
Assim, ao mesmo tempo que recomendamos alguns alimentos através de algumas plantas, também recomendamos vivamente o movimento e o exercício diário.
 




A gravidade é nossa aliada no que diz respeito ao aumento da densidade dos nossos ossos.

 
Alguns tipos de exercício lento e deliberado como o Tai Chi Chuan são recomendados. Assim como o Tai Chi, caminhadas também são indicadas para todas as idades e para todas as pessoas.

Os alimentos de origem vegetal, que contêm mais cálcio são: brócolos, tofu, couve frisada e couve Portuguesa, agriões e espinafres, espargos, frutos secos e todas as sementes e rebentos.

Veja a receita do Caldo verde aqui



Como a absorção de cálcio tem interferência na absorção de ferro e vice-versa, devemos separá-los por refeição.

 
Por exemplo, se comer lacticínios ao pequeno almoço, deve ingerir na mesma refeição: o iogurte magro, cereais, sumo de laranja, frutos secos e abacate


Ao almoço pode comer os brócolos, sopa de couve e peixe. Ao jantar pode ingerir salada de  beterraba e agriões com mexilhões que contêm mais ferro que cálcio, temperados com umas gotas de limão. A vitamina C presente no limão e na laranja ajuda a absorção do ferro e do cálcio e deve ser consumida em conjunto.



veja link sobre o cálcio e a vitamina C



veja também o link sobre a vitamina D e a artrite

Outras plantas que são amigas dos nossos ossos:


Groselheira, Ribes nigrum L., dá uma baga polposa azul escura. Pode-se utilizar o fruto, as folhas ou os rebentos.

 
Atua sobre a microcirculação e melhora a visão noturna. É adequada à cura do reumatismo, gota e problemas circulatórios. Faça uma infusão das folhas de groselheira e beba uma chávena de manhã, durante três semanas repetindo a cura a cada três meses.


A Rainha dos prados, Filipendula ulmaria, é uma flor vulgar em toda a Europa. As suas flores são usadas para tratar casos de reumatismo mas também como anti-inflamatório, febrífugo e diurético. Tem um efeito depurador sobre o organismo, atenuando a dor, um pouco como a aspirina.
  

Deite quatro colheres de sopa de flores num litro de água a ferver. Deve beber essa quantidade de chá por dia. Repetindo esse tratamento por três semanas e regularmente, mês sim mês não.


O Repolho, Brassica Oleracea, contem boro e este eleva o nível de estrogénio no sangue o que por sua vez protege os ossos.
Uma boa receita é combinar repolho picado com feijão como salada.


O Dente de Leão, Taraxacum officinale, é o número dois, a seguir ao repolho,  em níveis de boro.

 
 
Além disso, em 10 gr. de dentes de leão temos 200 mg. de cálcio. Também contém silício o que fortalece os ossos.
 
Aliás, já que falamos de silício, recomendo o consumo de águas naturais com silício.
 
                                                         
 
Bredo ou Amaranto, Amaranthus, várias espécies.
 
10gr de folhas cozidas têm 500mg de cálcio.
 
 
 
 
Plantas por ordem decrescente de nível de Cálcio:
 
No pódio  temos o feijão, depois segue o agrião, alcaçuz, manjerona, segurelha, rebentos de cravo-vermelho, timol, repolho-chinês, alfavaca, semente de aipo, dente de leão e beldroega.
 
Soja e outros feijões por possuírem fito estrogénios protegem os ossos sem contra indicações ao contrário da composição farmacêutica correspondente.
 
A Pimenteira, Piper nigrum, contém quatro compostos anti osteoporose. 
                                                     
 
Advertência: é preferível ter a pimenta em grãos e moer na hora para saladas, abacate e sopa e feijão.
                                    
 
 
Cavalinha, Equisetum arvense, tem níveis altos de monossílico e é adequada para coadjuvante no tratamento de fracturas ósseas.
 
Para o chá de cavalinha, adicione uma colher de açúcar à água, junto com a erva seca. O açúcar absorverá mais silício da planta. Deixe ferver e depois cozinhe em lume brando durante três horas (sinceramente acho um pouco demais, já usei com bons resultados fervendo no máximo 15 minutos). Coe as folhas e depois deixe esfriar o chá antes de o tomar.
 
 
A Salsa, Petroselinum crispum, é rica em boro. Basta 84gr. de salsa para proporcionar os 3mg necessários para elevar os níveis de estrogénio. Contém também fluorina que é outro composto que fortalece os ossos.
Purifique o hálito ao mesmo tempo que salva os ossos, adotando o hábito de comer a salsa de guarnição ou condimento de pratos principais.
 
 
 
Receita de caldo de cálcio:
 
-repolho picado
-rama de dente de leão
-salsa
-beldroegas
-cenoura picada
-feijão
-alho e cebola q.b.
 
Pode iniciar um refogado ligeiro com a cebola e o alho. depois juntar a água quente e o resto dos legumes e deixar cozer tudo temperado a gosto.
 
Servir com sobremesa de talhadas de abacate com pimenta negra.
                        
 
 
Fonte: James A. Duke, Ph. D., in "A Farmácia Verde".
 
Dicas verdes:
 
O alho por ser um anti-inflamatório não deve ser esquecido no tratamento de artrites, gotas e reumatismo que são sequelas da osteoporose. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...