domingo, 2 de junho de 2013

Manjerona

Manjerona – Origanum majorana L.

                                
 
 
A manjerona é uma erva aromática não só utilizada como tempero em diversas receitas culinárias, como também é uma planta medicinal com grande potencial terapêutico.
 
Indicações
 
Fitoterápico: Para tratar reumatismo e artrites, tomar chá e colocar óleo morno com a erva macerada nos lugares mais doloridos. Resfriados e dores de garganta melhoram com chá e gargarejo várias vezes ao dia. Seu poder calmante, ajuda nos casos de insónia, nervosismo, histeria e ansiedade. Seu chá é valioso estimulante do apetite, é digestivo, eliminando cólicas e arrotos nos males estomacais,  tosses e bronquites catarrais. É também indicada externamente para curar feridas, contusões e tumores.
 
Fito cosmético: É utilizada como tónico capilar. Um banho de ervas calmante e cheiroso é feito com manjerona, hortelã e alecrim, aliviando as tensões do dia a dia.

Preparo e doses
 
Uso interno: para adultos, prepara-se o chá por infusão, utilizando-se 2 colheres de sopa de folhas e/ou talos de manjerona picados para 1 litro de água fervente. Tomar 3 xícaras do chá, sem adoçantes, diariamente, por no máximo 10 dias.
 
Uso externo: para compressas e cataplasmas, usa-se 6 colheres de sopas da erva verde macerada.

Curiosidades
É uma planta mágica muitas vezes usada para fortalecer o amor e proteger a casa. É o presente ideal para pessoas tristes e deprimidas, porque atraem pensamentos alegres e felizes.
Na mitologia grega, a manjerona era uma das ervas preferidas de Afrodite, a deusa do amor, e até hoje é associada à felicidade conjugal.
 
Por Simone Moro – simoneprisma@gmail.com -  produzido para o Jornal Noticiero
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...