domingo, 30 de junho de 2013

Chia

 

Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida pelas civilizações antigas, principalmente por quem precisava de obter força e resistência física. É uma completa fonte de proteínas (entre 19 e 23 por cento do seu peso é proteína) proporcionando todos os aminoácidos essenciais.
 
Tem:
 
– 2 vezes mais potássio do que a bananas;
– 3 vezes mais ferro do que o espinafre;
– 6 vezes mais cálcio do que o leite;
– 8 vezes mais ómega 3 do que o salmão;
– 15 vezes mais magnésio do que os brócolos

Porquê não consumo ómega 3 derivado de peixe?
 
É melhor documentar:

“Um estudo monitorou os contaminantes orgânicos (314 PCB, DDT, oxichlordane e outros) no sangue de mães de seis países à volta do pólo norte (Groenlândia, Canadá, Islândia, Noruega, Suécia y Rússia). As concentrações de PCBs no sangue das mães da Groelândia foram 3,7 maiores que o nível de alerta, de acordo com os valores do guia canadense de PCBs no sangue para mulheres em idade reprodutiva. As populações Inuit da Groelândia alimentavam-se tradicionalmente de peixe e outros animais marinhos (..) (Helm; Hansen).
 
Estas descobertas concordam com um estudo realizado na Suécia, no qual se demonstrou que as populações consumidoras de grandes quantidades de peixe (incluindo salmão e arenque) nas suas dietas, acumulam na gordura do corpo níveis de dioxina muito mais altos do que as pessoas que não o consomem.
 
A autoridade de Alimentos Seguros da Irlanda (IFSA) realizou uma pesquisa para examinar a contaminação de dioxina e PCB no óleo e fígado de peixe vendido para consumo humano. A IFSA determinou que as cápsulas de óleo de peixe utilizadas como suplementos possuíam níveis maiores que os permitidos (Food Safety Authority of Ireland.
 
Outra consideração importante sobre o óleo de peixe é que este contém colesterol, pois é um produto animal. As quantidades variam dependendo da espécie. A chia, o linho e as algas não contêm colesterol porque são espécies vegetais.
 
A oxidação dos lípidos alimentares constitui um grave problema para os consumidores. O manuseamento destes óleos de peixe, podem gerar oxidação dos mesmos o que pode produzir não somente sabores estranhos (conhecido tipicamente como sabor de peixe), como também promover o envelhecimento e outras doenças degenerativas, como o cancro, doenças cardiovasculares, cataratas, declínio do sistema imunitário e disfunção cerebral, das quais se pretende estar protegido precisamente ao ingerir o ómega-3 (Okuyama).
 
As sementes de chia contêm uma qualidade antioxidante. A miricetina, quercetina, kaemperol e ácido caféico são compostos antioxidantes primários e sinérgicos que contribuem para uma forte actividade antioxidante (Castro-Martínez). A chia é uma fonte de ómega-3 que elimina a necessidade de se utilizar em paralelo antioxidantes artificiais como as vitaminas.
 
Fontes:
 
– Castro- Martínez, R., D.E. Pratt, and E.E. Miller. Natural antioxidants of chia seeds. Pgs 392-396.
 
– Hansen T.K., C. Bindsley – Jensen, P. S Skov Poulsen. Codfish allergy in adults; Annals of Allergy, Asthma and Inmunology,78:187-194
 
– Helm, P.A., T. F. Bidleman, G. A. Stern , and K. Koczanski. 2002. Plychlorinated naphthalenes and coplanar polychrorinated biphenyls in beluga whale( Delphinapterus leucas) and ringed seal (Phoca hispida) from the eastern Canadian Arctic. Environmental Pollution, 119:60-78.
 
– Food and Nutrition Paper N:57. FAO, Rome, Italy. Foods and Agricultural Organization. 1994. Fats and oils in human nutrition: report of a joint expert consultation.
 
– Food and Drug Administration.FDA announces advisory on methyl mercury in fish. Food and Drug Administration Talk Paper TO1-04.
 
– Okuyama, H., T. Kobayashi, and S. Watanabe. Dietary fatty acids the n-6/n-3 balance and chronic elderly diseases excess linoleic acid and relative n-3 deficiency syndrome seen in Japan. Progress in Lipid Research, 35(4): 409-457


Dicas verdes: 

Onde comprar em Portugal:

http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-692-Sementes%2Bde%2BChia%2BMidzu%2B250g.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...