terça-feira, 21 de maio de 2013

Endometriose

                                                   
                                                            Endometriose

Nas  mulheres que sofrem de endometriose, um tecido muito semelhante ao revestimento do útero (o endométrio) cresce fora deste em várias partes da cavidade pélvica.
 
Este tecido incha e sangra ao mesmo tempo que aparece o período menstrual na mulher.
 
Dicas verdes:
 
Sugere-se vivamente que se evite o álcool, cafeína, produtos lácteos, ovos, fritos, carnes vermelhas, sal e açúcar na alimentação.

As alternativas de cura naturais sugeridas aqui, podem ser efetuadas a partir da alimentação e são muito seguras.

Feijão de soja (Glycine max)

                                              

A endometriose assim como o cancro da mama estão relacionadas com o estrogénio. E a soja, devido ao alto teor de genisteína e dadzeína, que são semelhantes ao estrogénio,  é recomendada na cura destas doenças. Estes dois fito estrogénios vão impedir que o organismo absorva as outras formas de estrogénio mais prejudiciais que circulam no sangue.

Embora se tenha de ter cuidado com a soja transgénica, veja link, recomendo estes feijões verdes de soja congelados, dão receitas deliciosas: Arroz de Legumes.

                        

No entanto, todos os tipos de feijão, embora o sarapintado seja o melhor deles, têm essas fito hormonas. Por isso se substituir a carne por feijão com arroz, diariamente, é uma boa opção. As ervilhas, ervilhas bauchi (Psoralea corylifolia), feijão frade, favas, feijão mung (vigna radiata) e as lentilhas também o são.

                                         Feijão mung

Os rebentos de feijão em saladas têm 100 vezes mais fito estrogénios que a soja. Os rebentos de soja são ótimos em saladas também, depois de limpos com água e sal durante 15 minutos.

As sopas de feijão são muito boas também. Ver Link.

                                   Ervilhas bauchi

As ervilhas bauchi (Psoralea corylifolia), mencionadas como tratamento para a endometriose também são usadas no tratamento complementar do cancro de próstata, por ação de uma molécula que possuem: a Psoralidin que inibe a fosforilação da proteína quinase (Akt) e sua consequente ativação de câncer de próstata .  Ver Link.


O linho - Linum usitatissinum - ou melhor a sua semente, Linhaça, tem abundantes quantidades de substâncias chamadas lignans, as quais ajudam a controlar o cancro do endométrio e da mama.

Embora a endometriose não seja o mesmo que cancro do endométrio, ambos implicam o crescimento descontrolado do tecido endometrial, por isso sugere-se o uso da semente do linho para tratar a endometriose.

Estas sementes devem ser moídas e adicionadas a sopas ou a papas de aveia no pequeno almoço.



Amendoim - Arachis hypogaea


contém muitas das substâncias presentes nos feijões, inclusive a fina casca vermelha que envolve os amendoins tipo espanhol, que são iguais aos portugueses, tem procianidinas oligoméricas que ajudam a curar as doenças dependentes de hormonas como o cancro da mama e a endometriose.




Alfafa- Medicago sativa



Medicago sativa0.jpgOs rebentos de alfafa ou luzerna contêm fito estrogénios e devem ser comidos em salada.

Contudo tem contraindicações: pessoas com historial de Lupus devem abster-se, pois existem estudos que relacionam o aparecimento desta doença com o consumo da alfafa .




 
 Onagra - Oenothero biennis


 
O óleo de Onagra,  contém ácido gamalinolénico e triptofano que são um bom tratamento para a TPM (Tensão Pré Menstrual) e está na mesma lista que as sementes de Linho e o feijão de Soja no que diz respeito ao tratamento da Endometriose.



Veja ainda os benefícios das isoflavonas na alimentação: http://nutricionista.com.pt/artigos/os-beneficios-das-isoflavonas-de-soja-na-alimentacao-actual.jhtml

Este artigo foi baseado num outro com o mesmo nome da autoria de James A. Duke, Ph.D., no livro "Farmácia Verde".
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...