domingo, 19 de maio de 2013

Celidónia

CELIDÓNIA Chelidonium majus - Papaveráceas


Erva de andorinha – Planta da família das Papaveráceas – Nome científico: Chelidonium majus L - Origem: América, Europa, África  e oeste da Ásia  – Também chamada de celidônia, quelidônea, erva-das-verrugas, erva leiteira, erva-dos-calos, figatil e papoula das andorinhas.

O nome desta planta deriva do grego “khélidôn” (gênero científico), que significa “andorinha”, em face do mito de que tais as andorinhas a levavam aos seus filhos para que os mesmo possuíssem ótima visão.

Em tempo: “Foi por volta do séc. I d.C. que Discórides, reparou que as andorinhas usavam esta planta para tocar nos olhos dos filhotes, facultando-lhes a vista. Curiosidade desperta, e foi um passo para que estudos fossem feitos acerca da celidónia”.

O caule atinge a altura de cerca de 70 cm, é cilíndrico e nodoso, ramoso, com folhas penatissetas e flores amarelas.

ARTRITE - GOTA - HIDROPISIA: Infusão - Em ½ litro de água fervente colocar 5 gr de planta dessecadas, filtrar, adoçar e beber a infusão durante ao dia.

CALOS E VERRUGAS: - Uma pitada de pó de Látex e uma faixa de gaze. Após 24 horas a calosidade estará amolecida e facilitará a remoção. Se necessário repetir a operação.

Dicas verdes:

Esta planta é chamada de Betadine natural porque quando se parte o caule fresco, sai um liquido cor da Betadine. Coloca-se numa ferida por exemplo, para ajudar a cicatrizar e desinfetar.
Para calos e verrugas pode-se fazer o mesmo.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...