domingo, 19 de maio de 2013

Castanheiro da Índia

CASTANHEIRO DA ÍNDIA - esculus hippocastanum - Hippocastináceas - Ásia Menor


 Árvore ornamental, cobre-se de flores brancas e algumas vezes vermelhas, que desabrocham em espigas, retas e muito bonitas. O fruto redondo e brilhante assemelha-se um pouco à Castanha comestível. De sua polpa extraem-se muitas substâncias. Em Portugal é vulgar para ornamentação das ruas.

ESTÔMAGO (DIGESTÃO DIFÍCIL) - Tintura Macerar por 5 dias, 5 gr de folhas de Castanheiro da Índia dessecadas em 50 gr de álcool a 70º. Filtrar o líquido e conservá-lo em vidro com conta-gotas. Dose: 10 gotas.

FEBRE: - Decocção - Cozinhar por 10 minutos, em 1 litro de água 30 gr de raiz dessecadas de Castanheiro da Índia, filtrar o líquido e tomar durante o dia.

Vinho Medicinal - Colocar em 1 litro de Vinho Branco, 50 gr de casca de Castanha da Índia. Ferver por ¼ de hora e filtrar. Tomar 2 cálices pequenos por dia.

FRIEIRA: - Creme - Cozinhar 20 Castanhas da Índia em pouca água. Esmagá-las, reduzir a polpa a purê e conservá-lo em um recipiente por alguns dias. Passar o creme antes de deitar na região atingida.

HEMORRÓIDAS: - Pomada - macerar por 5 dias 3 gr de folhas de Castanheiro da Índia em 30 gr de álcool a 70º. Filtrar, pesar e para cada 20 gr de líquido adicionar 60 gr de Lanolina. Misturar bem todos os ingredientes e empregar a pomada para aliviar as dores.

VEIAS VARICOSAS: - Infusão - Colocar em infusã0 por 24 horas, 70 gr de folhas de Castanheiro da Índia em 1 litro de Vinho Branco de boa qualidade. Filtrar o líquido, adoça-lo e tomar 1 cálice ao dia.

VETERINÁRIA: - Cavalos, Cólicas. Para curar as cólicas dos cavalos, administrar com a dosagem habitual, alguns punhados de polpa de Castanhas da Índia, secas e reduzidas a pó.

Coelhos - Um bom alimento para os coelhos é constituído pelas Castanhas da Índia, cozidas e descascadas adicionadas à refeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...