sábado, 18 de maio de 2013

Carvalho

CARVALHO - Quercus róbur - Fagáceas


 É uma planta de notável altura cerca de 20 metros e de grandes proporções. Possui troncos rugosos, ramos muito frondosos, folhas duras e coriáceas, cuja superfície superior é brilhante e a inferior coberta de pelos. As flores são monoicas e pendulares, de cores amareladas os frutos que contém uma só semente, são aquênios ovais.



BOCA (INFLAMAÇÕES, ESTOMATITES) Decocção - para bochechos - ferver 15 gr. de casca de carvalho por dez minutos em um litro de água, fazer bochechos e gargarejos. Café - em substituição ao café, torrar e moer as bolotas e utilizar o pó para preparar uma bebida que tem o mérito de não prejudicar o coração e o sistema nervoso.

CABELOS ( CASPA ) : Líquido para massagem - Em um litro de álcool, desnaturado colocar três cebolas grandes, cortadas em fatias, e deixa-las macerar por 4 dias. Neste meio tempo, preparar uma decocção com uma colher de pó de casca de carvalho fervida em meio litro de água em fogo moderado. Quando o líquido estiver reduzido retirar o recipiente do fogo e esperar que esteja completamente frio, antes de filtra-lo. Misturar a decocção e o alcoolato de cebola, ensopar um tecido de lã e massagear o couro cabeludo.

ESTÔMAGO (HEMORRAGIA): Decocção - cozinhar 10 gr. de casca de carvalho em 200 gr. de água e beber a decocção, filtrada e adoçada com pouco de açúcar ou mel, na dose de uma colher de café a cada meia hora.

FISSURAS ANAIS E DO SEIO: Decocção para lavagem - ferver 80 gr. de casca de carvalho em um litro de água, filtrara e utilizar o líquido para lavagens frequentes das regiões afetadas.

GENGIVAS: Vinho de carvalho - Em um litro de vinho tinto de boa qualidade colocar 20 gr. de folhas de carvalho e 10 gr. de ácido clorídrico medicinal. Deixar em maceração por uma semana, filtrar o líquido e tomar um pequeno cálice em cada refeição.

GLANDULA (INFLAMAÇÃO E AUMENTO): Decocção para compressas - Ver boca, o líquido deve ser empregado frio.

HEMORRAGIA NASAL: Pós de casca - Ter sempre a mão um pequeno vidro contendo a casca de carvalho, reduzida a pó em um pilão. Uma pitada de pó de carvalho aspirado pelas narinas tem o poder de estancar a hemorragia.

HEMORRÓIDAS: Decocção para semicúpios - preparar uma decocção muito reduzida, ferver por uma hora, em fogo lento, um litro de água, 25 gr. de casca de carvalho, filtrar e quando estiver morno, colocá-lo em uma bacia com um litro de água quente, mas não fervente.

INTESTINO ( DIARRÉIA ) : Decocção - ferver por 10 minutos 10 gr. de casca de carvalho em 200 gr. de água. Filtrar e beber a decocção na dose de uma colher de café por hora. Vinho de carvalho - colocar 20 gr. de casca de carvalho, cortada em pedaços bem miúdos, em um litro de vinho tinto de boa qualidade e 10 gr. de ácido clorídrico medicinal. Deixar tudo em maceração por seis dias, depois filtrar e beber de 3 a 5 colheres de café ao dia.

LEUCORRÉIA: Decocção para irrigações - ferver por 10 minutos, um litro de água com 100 gr. de casca de carvalho e utilizar o líquido filtrado para lavagens e irrigações. Vinho de carvalho - Ver intestino. Beber 3 pequenos cálices de vinho de carvalho ao dia.

MENSTRUAÇÕES ESCASSAS OU AUSENTES: Decocção para lavagens ou irrigações - Ver leucorréia. Quando um organismo esta fraco e exaurido e as menstruações são escassas ou ausentes, pode-se recorrer a decocção de carvalho que é um emenagogo muito eficaz.

RINS (INFLAMAÇÕES): Decocção - Cortar pequenos pedaços 20 gr. de casca de carvalho, 20 gr. de cabelos de milho. Colocar tudo em um litro de água, e ferver por 10 minutos, filtrar e adoçar e beber três xícaras ao dia.

SUOR (AXILAS E PÉS) Infusão para lavagem - Contra a excessiva sudorese das axilas e dos pés, fazer lavagem com uma infusão obtida colocando-se 15 gr. de casca de carvalho em um litro de água fervente.

ÚTERO (INFLAMAÇÕES): Decocção para irrigações - ferver por uma hora, em fogo moderado, 2 litros de água e 100 gr. de folhas de carvalho ( ou 70 gr. de casca ), filtrar o líquido, quando estiver morno emprega-lo para irrigação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...