sábado, 18 de maio de 2013

Calêndula

CALÊNDULA CAMPESTRE Calendula arvensis - Compostas




Planta comum nos terrenos áridos e incultos, com flores amarelas, assemelham-se à margaridas. A planta exala um odor muito acre.

CALOS E VERRUGAS: - Cataplasma - Aquecer rapidamente um punhado de folhas frescas lavadas, mergulhadas em água quente. Deixar escorrer e estender sobre uma gaze, amassando-as para sair o suco. Aplicar o Cataplasma sobre a região afetada.

FERIDAS: - Cataplasma - Lavar cuidadosamente algumas folhas, secá-las, estender sobre uma gaze, esmagá-las e aplica-las sobre a ferida.

CALENDULA OFFICINALIS Compostas

 


É uma erva perene que possui flores cor amarelo-laranja, o fuste tem cerca de 30 cm de altura, é grosso e áspero e possui folhas em rosetas. As pétalas centrais das flores são tubulosas e as periféricas são alinguetadas.

GRIPE: - Infusão - 100 gr de água quente, 5 gr de folhas ou flores ou ramos de Calêndula, coar, adoçar e beber antes de deitar.

INTESTINOS (Dores Viscerais) - Decocção Cozinhar 2 gr de folhas e flores em ¼ de litro de água filtrar, adoçar e beber em xícaras durante o dia.

TINTURA: Macerar por 8 dias, 15 gr de flores frescas de Calêndula em 50 gr de álcool a 70º. Filtrar o líquido e conserva-lo em uma garrafa com tampa em conta-gotas. A dose é de 10 gotas em pouca água.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...