sábado, 18 de maio de 2013

Bardana

BARDANA Arctium lappa - Compostas


Raiz robusta, haste ramosa, folhas largas e ásperas coniformes, com a parte superior verde e a inferior branca esverdeada. As folhas vivas e brilhantes possuem cor purpurina.

ARTRITE: Cataplasma - contra dores agudas, esmagar folhas secas e aplicar com gaze nas regiões afetadas.

CABELOS (QUEDA): Decocção - 10 gr. de raiz de bardana, cortadas, cozidas em pouca água. Quando a raiz estiver amolecida, deve ser esmagada para ser reduzida a uma papinha. Depois friccionar o couro cabeludo uma vez por dia.

CROSTA LÁCTEA, HEMORRÓIDAS: Cataplasma - cozinhar um punhado de folhas frescas lavadas e enxutas, com um pouco de leite, quando o leite evaporar, colocar as folhas em uma gaze e aplicar na região afetada.

Depurativo: Infusão - 60 gr. de raiz de bardana, 25 gr. de alcaçuz, 50 gr. de dente-de-leão, 40 gr. de gramínea, 20 gr. de raiz de escarola, conservar em um recipiente estas ervas. Uma colher desta mistura serve para prepara uma infusão com uma xícara de água quente. Beber em jejum sem adoçar.

DIURÉTICO: Infusão - 30 gr. de raiz de bardana, em 3 xícaras de água, fervente, deixar em infusão por meia hora, coar e beber duas vezes ao dia.

FURUNCULOSE: Cataplasma - Ver cura. Depurativa. Cura externa - ferver, uma colherada de raiz de bardana triturada em uma xícara de água. Quando evaporar a água, estender o cataplasma sobre a região afetada.

SARAMPO: Tisana - 25 gr. de bardana em um quarto de litro de água. Adoçar pouco e administrar a bebida em colheres a cada 5 minutos.

ÚLCERA: Cataplasma - esmagar a folha fresca de bardana lavada e enxuta, aplicar como um cataplasma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...