sábado, 18 de maio de 2013

Alecrim

Alecrim - Rosmarinus officinalis -  Mediterrâneo

O alecrim é uma planta de porte arbustivo que é muito comum nas regiões mediterrâneas. Possui um aroma muito característico, e por essa razão o seu nome científico, Rosmarinus significa orvalho do mar.
Esta planta é muito ramificada e possui folhas verdes, pequenas e finas. As suas flores são azuladas ou esbranquiçadas.
O alecrim floresce durante todo ano, não precisa de grandes cuidados para sobreviver e é resistente a pragas, pelo que é facilmente cultivado em jardins e parques. Uma das mais famosas características do alecrim é provavelmente o seu aroma. Esta planta possui um aroma forte agradável. Este aroma chega até a ser utilizado em alguns perfumes.
Acredita-se que o seu aroma juntamente com a cor azulada das suas flores serve para atrair insetos polinizadores. Na medicina tradicional, o alecrim é utilizado como um medicamento contra febres e acredita-se mesmo que o alecrim consegue reanimar pessoas debilitadas.
O chá de alecrim é usado para combater tosses e problemas de estômago. Mas o alecrim tem usos menos conhecidos para a população em geral. Estudos científicos contemporâneos revelam que o alecrim pode fortalecer os músculos e ajuda a melhorar a memória, podendo ser assim utilizado em doentes de Alzheimer.
O alecrim também é utilizado na igreja. Antigamente, o alecrim era queimado juntamente com o incenso, de modo a aromatizar procissões e outras práticas religiosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...