sexta-feira, 17 de maio de 2013

Abóbora

ABÓBORA Curcubhita Pepo – Curcubitáceas

                        

Planta rasteira de haste flexível, coberto de pelos eriçados, possui folhas grandes palmadas e pecioladas, também coberta de pelos, flores grandes axilares. O fruto é amarelo ou verde, polposo de grandes dimensões, contendo numerosas sementes brancas, planas e ovais, contidas em invólucros claros.

INTESTINO: cozinhar 100 gr. De polpa de abóbora madura e 1 litro de água, aguarde atingir metade da quantidade inicial, então passe através de uma peneira e tempere, use durante o dia.

QUEIMADURAS: fazer cataplasmas com as folhas bem limpas e aplicá-las sobre a região afetada.


TENÍASE: fazer uma pasta com 50 gr. De sementes frescas de abóbora, 20 gr. De mel, e 150 gr. De água que tenha sofrido prévia infusão por algumas horas em casca de limão ou laranja, após 12 horas de jejum ingerir a pasta e tomar um purgante à base de óleo de rícino. Se não obtiver resultado, repetir a operação.

 Eis oito elementos que a fazem ser benéfica:

 1) Betacaroteno - As abóboras são fontes de elevadas quantidades desse pigmento amarelo-alaranjado que pode ajudar a prevenir o câncer, a degeneração macular e a acne. Uma xícara de abóbora cozida contem 8,7 mg de betacaroteno ou 107% do consumo recomendado. A abóbora contém 7,8 mg ou 98% da dose diária recomendada. 

 2) Fibra - A abóbora fornece boas quantidades de fibras solúvel e insolúvel, sendo que a solúvel ajuda a diminuir os níveis de LDL-colesterol, e, a fibra insolúvel ajuda também a saciar a fome e aliviar a prisão de ventre.


 3) Luteína - A abóbora é uma destacada fonte desse carotenoide, que pode impedir a degeneração macular e ajudar a prevenir a catarata e o câncer de cólon.

 4) Magnésio - A abóbora e a abobrinha são boas fontes desse mineral essencial que pode ajudar a combater alergias e asma. Pode também ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular, a pressão arterial, cálculos renais e tensão pré-menstrual (TPM).

5) Potássio - Uma dieta rica nesse mineral pode diminuir os riscos de pressão alta, cálculos renais e AVC (derrame cerebral). A abóbora e a abobrinha fornecem grandes quantidades de potássio. Meia xícara de abóbora cozida fornece cerca de 275 mg de potássio. 

 6) Tiamina - Uma porção de abóbora fornece boas quantidades dessa vitamina do complexo B importante para o cérebro. Pode ajudar a melhorar a memória e o humor.

 7) Vitamina B6 - Abóboras e abobrinhas fornecem uma impressionante quantidade dessa essencial vitamina do complexo B, associada a um menor risco de doenças cardíacas e, possivelmente, depressão.

 8) Vitamina C - Poderoso antioxidante, pode prevenir catarata e doenças crônicas. Uma xícara de abóbora tem 30% da dose diária recomendada de vitamina C.

Maximize os benefícios:
Para aproveitar o betacaroteno, ferver, cozinhar a vapor, assar ou grelhar são boas alternativas, mas as vitaminas do complexo B se perderão se a abóbora for cozida na água.

Fonte:
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/1933554-alimenta%C3%A7%C3%A3o-com-ab%C3%B3bora-seus-benef%C3%ADcios/#ixzz2TXOp98Ua

Veja também uma receita tradicional de sopa de abóbora:

http://receitasvegan-curadora64.blogspot.com/2013/03/sopa-de-abobora.html
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...