terça-feira, 14 de maio de 2013

Abacaxi

Abacaxi, Ananas comosus (L.) Mernil  - Bromeliaceae - América do sul


Abacaxi ou Ananás é uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas, subfamília Bromelioideae. Os abacaxizeiros cultivados pertencem à espécie Ananas comosus, que compreende muitas variedades frutíferas. Há também várias espécies selvagens, pertencentes ao mesmo gênero e grupo. O fruto, quando maduro, tem o sabor bastante ácido e muitas vezes adocicado.
 
É um alimento rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como: cálcio, manganês, potássio e ferro; contém também fibras, que são importantes para uma vida saudável. Alem disso contém uma poderosa enzima, chamada bromelina. A segundo revela as pesquisa, esta enzima pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e também contribui para uma boa digestão. Além disso é essencial para as pessoas do grupo sanguíneo A. Sendo rico em fibras solúveis é ótimo para controlar os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial, anemias; Para quem quer perder peso o abacaxi é importante, (principalmente quem tem retenção de líquidos).

Tem ação depurativa e diurética. Usado fora das refeições diminui o excesso de acidez no estômago. Combate a qualquer tipo de pedra nos rins, usado contra o catarro nos brônquios e contra a obesidade.
 
Reduz o colesterol possuindo fibras solúveis que atuam diretamente no sangue, evitando a aglomeração de gordura no organismo.

Talvez por isto, tem fama de ser um bom alimento para quem quer emagrecer.
 
Receita
No liquidificador, bata 400 ml de água, 1 xícara de chá de acerola, 2 rodelas de abacaxi e suco de 1 limão. Coe e tome 1 copo 2 vezes ao dia.
 
Evita gripes e resfriado
O abacaxi é rico em vitamina C, que reforça a defesa do organismo imunizando-o contra diversas doenças, como a gripe e o resfriado.
 
Receita
No liquidificador, bata 2 rodelas de abacaxi, 2 folhas de hortelã e ½ litro de água. Tome 1 copo, 2 vezes ao dia, após as refeições.
 
Antioxidante

A vitamina A, presente em grande quantidade na fruta, age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce e até alguns tipos de câncer.
 
Receita
No liquidificador, bata 2 rodelas de abacaxi, 1 folha de couve lavada, ½ maçã sem casca e sem sementes e 200 ml de água. Coe e tome a qualquer hora do dia.     sementes e 200 ml de água. Coe e tome a qualquer hora do dia.   
 
Dicas Verdes:
 
Os ananases distinguem-se das outras frutas porque possuem no seu suco e em quantidade abundante, fermento albuminoide que tem a especialíssima propriedade de separar as proteínas dos alimentos facilitando a digestão.
 
Por isso o sumo de ananás ou abacaxi fresco, é indicado para quem tem suco gástrico insuficiente ou outros problemas gastroenterológicos, como estômago frágil e digestões difíceis.
 
Até para as crianças de peito este suco é indicado especialmente se estas sofrerem de transtornos digestivos.
 
Note-se que o ananás tem de ser aberto e cortado na altura e não sofrer mais nenhuma manipulação ou cozedura para não destruir essa enzima.
 
A titulo complementar: todas as pessoas com problemas digestivos devem evitar comida e bebida muito quente, pela simples razão que as enzimas presentes na saliva e estômago são destruídas com o calor.
 
in "A saúde pelos alimentos" de Dr. E. Schneider.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...